Comunicados Zapatistas

Comunicados do novo calendário Zapatista traduzidos colaborativamente para o Português. Apoie você também! Clique na aba "Status das Traduções" e veja no que pode ajudar! Acesse também o site do *Enlace Zapatista* em: http://enlacezapatista.ezln.org.mx/

COMUNICADO ZAPATISTA 26/07

EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL.

MÉXICO.

26 de Julho de 2016.

A@s participantes e assistentes do CompArte:

À Sexta Nacional e Internacional:

Companheiros, companheiras, companheiroas:

Apesar de não podermos repor os gastos para a alimentação e transporte de nossa comunidade artística, como zapatistas que somos, buscamos o modo para não apenas corresponder a@s criador@s que responderam ao nosso convite ao CompArte, mas também para fazê-los sentir de alguma forma o respeito e a admiração que seu trabalho artístico nos provoca.

Então comunicamos a decisão a qual chegamos:

Apresentaremos, ainda que em calendário e geografia diferentes, um pouco da criação artística que as zapatistas, os zapatistas preparamos para mostrar-lhes. As apresentações serão de acordo com o seguinte:

Caracol de Oventik: 29 de julho de 2016. Das 10:00 horas às 19:00 horas, horário nacional. Participam artist@s zapatistas dos povos originários tzotzil, zoque e tzeltal de Los Altos de Chiapas.

CIDECI, San Cristóbal de Las Casas: 30 de julho de 2016. Assistência de uma delegação zapatista como observadora-ouvinte ao CompArte.

Caracol de La Realidad: 3 de agosto de 2016. Das 09:00 do dia 3 à madrugada do 4 de agosto. Participam artist@s zapatistas dos povos originários tojolabal, tzeltal, tzotzil, mame e mestizo da zona Selva Fronteriza.

Caracol de La Garrucha: 6 de agosto de 2016. Das 09:00 do dia 6 à madrugada do 7 de agosto. Participam artist@s zapatistas dos povos originários tzeltal e tzotzil da zona Selva Tzeltal.

Caracol de Morelia: 9 de agosto de 2016. Celebração do 13º aniversário do nascimiento dos caracoles e juntas de bom governo zapatistas. Das 09:00 do dia 9 à madrugada do 10 de agosto. Participam artist@s zapatistas dos povos originários tojolabal e tzeltal da zona Tsots Choj.

Caracol de Roberto Barrios: 12 de agosto de 2016. Das 09:00 do dia 12 à madrugada do 13 de agosto de 2016. Participam artist@s zapatistas dos povos originários chol e tzeltal da zona Norte de Chiapas.

Para poder participar, é necessário seu crachá de registro do CompArte no CIDECI, e inscrever-se na mesa instalada para tal no CIDECI, a partir do dia 27 de julho de 2016 pela tarde. Atenção: levar em conta que aqui… bom, por todos os lados, é temporada de tormentas.

Sabemos que a imensa maioria não poderá assistir a todas as apresentações agora que o calendário e a geografia se expandiram. De repente sim, vocês que sabem. De qualquer forma, estejam ou não, nos apresentaremos considerando que estão presentes.

NÃO SE PERMITIRÁ O ACESSO ÀS MÍDIAS PAGAS (ainda que digam que também trabalham em meios que não são pagos).

As mídias compas, os seja, as mídias livres, autônomas, alternativas ou como se chamem serão bem-vindas, inclusive pelos Tercios Compas, porque aqui sim há solidariedade gremial.

-*-

Como zapatistas que somos e neste dia, reforçamos nosso apoio à demanda de verdade e justiça para Ayotzinapa e para tod@s @s desaparecid@s, que é mantida sem fraquejar pelas mães, pais, parentes e companheir@s dos ausentes. A tod@s el@s, a quem falta e a quem buscam, nosso melhor abraço. Sua dor é nossa dor e é nossa sua digna raiva.

Desde as montanhas do Sudeste Mexicano.

Subcomandante Insurgente Moisés. Subcomandante Insurgente Galeano.

México, julho de 2016.

Tradução: CLAZ (https://claz.noblogs.org/post/2016/07/29/comunicado-zapatista-2607/)

Posted under: Sem categoria

Comments are closed.