Comunicados Zapatistas

Comunicados do novo calendário Zapatista traduzidos colaborativamente para o Português. Apoie você também! Clique na aba "Status das Traduções" e veja no que pode ajudar! Acesse também o site do *Enlace Zapatista* em: http://enlacezapatista.ezln.org.mx/

Eles e Nós. V. A Sexta

Tradução feita por: amandac

Revisão: pendente

ELES E NÓS
V.- A SEXTA.
EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL.
MÉXICO.
Janeiro de 2013.
Para: @s companheir@s aderentes à Sexta Declaração da Selva Lacandona em todo o mundo.
De: As zapatistas, os zapatistas de Chiapas, México.
Companheiras, companheiros e “compañeroas“:
Compas das Rede contra a Repressão e pela Solidariedade:
Recebam todas, todos, as saudações das mulheres, homens, crianças e anciões do Exército Zapatista de Libertação Nacional, os menores de seus companheiros.
Decidimos que nossa primeira palavra especialmente dirigida a noss@s companheir@s da Sexta, seja conhecida primeiramente em um espaço de luta, como é a Rede contra a Repressão e pela Solidaridade. Mas as palavras, sentimentos e pensamentos que aqui se desenham tem como destinatário também aqueles que não estão presentes. E, sobretudo, são para el@s.
-*-
Gostaríamos de agradecer o apoio que têm brindado a nossas comunidades, a nossos companheiros bases de apoio zapatistas e aos compas aderentes presos em Chiapas, durante todo este tempo.
Em nosso coração estão guardadas suas palavras de alento e a mão coletiva que se entrelaçou com a nossa.
Estamos certos que um dos pontos a tratar em sua reunião será, ou já foi, levantar uma grande campanha em apoio ao compa Kuy, para denunciar a agressão de que foi objeto e demandar para ele e para todos os lesionados nesta data, e para exigir a liberdade absoluta de todos os detidos na Cidade do México e em Guadalajara na ocasião dos protestos contra a imposição de Enrique Peña Nieto como titular do Executivo Federal.
Não somente, mas também é importante que essa companha contemple arrecadar fundos para apoiar o compa Kuy com os gastos de hospitalização, e com os de suas posterior recuperação, que as zapatistas e os zapatistas desejam logo.
Para apoiar esta campanha de fundos, estamos mandando uma pequena quantidade de dinheiro em espécie. Pedimo-lhes que, ainda que pequena, a somem ao que estão reunindo para nosso companheiro de luta. Enquanto possamos reunir mais, faremos chegar a quem vocês disignem para este trabalho.
-*-
Quisemos aproveitar esta reunião que tem, não somente para saudar seu empenho, também e sobretudo, para saudar, através de vocês, a todos os compas no México e no mundo que se tem mantido firmes neste laço que nos une e que chamamos a Sexta.
Saibam que tem sido uma honra tê-los como “compañeroas”.
Sabemos que parece uma despedida, mas não o é. Somente significa que temos dado por terminada uma etapa no caminho que nos assinala a Sexta, e que pensamos que é necessário dar outro passo.
Não tem sido poucos os dissabores que temos padecido, as vezes juntos, as vezes cada qual em sua geografia.
Agora queremos explicar-lhes e comunicar algumas mudanças que faremos em nosso caminhar e no qual, se estão de acordo e nos acompanham, voltaremos, mas de outra forma, ao longo relato de dores e esperanças que antes se chamou a Outra Campanha no México e a Sexta Internacional no mundo, e que agora será simplesmente A Sexta. Agora iremos mais adiante, até…
O Tempo do “Não”, o Tempo do “Sim”.
Companheiras, Companheiros:
Definido quem somos, nossa história passada e atual, nosso lugar e o inimigo que estamos enfrentando, como está plasmado na Sexta Declaração da Selva Lacandona, segue pendente acabar de definir o por quê lutamos.
Definidos os “não”, falta acabar de delinear os “sim”.
E não só, falta também mais respostas aos “como”, “quando”, “com quem”.
Todos vocês conhecem que nosso pensamento não é construir uma grande organização com um centro diretor, um comando centralizado, um chefe, seja individual ou colegiado.
Nossa análise do sistema dominante, de seu funcionamento, de suas fortalezas e debilidades, nos tem levado apontar que a unidade de ação pode dar-se se se respeitam o que nós chamamos de “os modos” de cada qual.
E isto dos “modos” não é outra coisa que os conhecimentos que cada um de nós, individual ou coletivo, tem de sua geografia e calendário. Quer dizer, de suas dores e suas lutas.
Nós estamos convencidos que toda intenção de homogeneidade não é mais que uma intenção fascista de dominação, ainda que se oculte em uma linguagem revolucionária, esotérica, religiosa ou similar.
Quando se fala de “unidade”, se omite apontar que essa “unidade” é sob a chefia de alguém ou algo, individual ou coletivo.
Na falácia do altar da unidade não somente se sacrificam as diferenças, também se esconde a sobrevivência de todos os pequenos mundos de tiranias e injustiças que padecemos.
Em nossa história, a lição se repete uma e outra vez. E em cada volta ao mundo, sempre é para nós o lugar do oprimido, do depreciado, do explorado, do despojado.
As que chamamos “4 rodas do capitalismo”: exploração, despojo, repressão e descaso,  se repetem ao longo de toda nossa história, com diferentes nomes acima, porém nós somos sempre os mesmos abaixo.
Mas o atual sistema tem chegado a um estado de loucura extrema. Seu afã depredador, seu descaso absoluto pela vida, seu deleite pela morte e a destruição, seu empenho em instalar o apartheid para todos os diferentes, quer dizer, todos os de baixo, está levando a humanidade ao seu desaparecimento como forma de vida no planeta.
Podemos, como alguém pudera aconselhar, esperar pacientemente que os de cima acabem por destruirem a si mesmos, sem reparar que sua insana soberbia leva à destruição de tudo.
Em seu afã de estar mais e mais acima, dinamitam os andares de baixo, os cimentos. O edifício, o mundo, terminará por colapsar e não haverá quem culpar como responsável.
Nós pensamos que sim, que algo anda mal, muito mal. Mas que se, para salvar a humanidade e a maltratada casa em que habitam, alguém se tem que ir, deve ser, precisa ser os de cima.
E não nos referimos a desterrar as pessoas de cima. Falamos de destruir as relações sociais que possibilitam que alguém esteja acima as custas que alguém esteja abaixo.
Os zapatistas, as zapatistas sabemos que esta grande linha que temos traçado sobre a geografia do mundo não é nada clássica. Que isto de “acima” e o “abaixo” molesta, incomoda e irrita. Sim, não é o único que irrita, o sabemos, mas agora estamos nos referindo a este incômodo.
Podemos estar equivocados. Seguramente estamos. Já apareceram os policiais e comissários do pensamento para nos julgar, condenar e executar. Tomara que só o seja em seus flamejantes escritos e não escondam sua vocação de carrascos atrás da de juízes.
Porém assim é como os zapatistas, as zapatistas vemos o mundo e seus modos:
Há machismo, patriarcado, misoginia, ou como se chame, mas uma coisa é ser mulher de acima e outra completamente diferente sê-la de abaixo.
Há homofobia sim, mas uma coisa é ser homossexual de acima e outra é sê-lo de abaixo.
Há descaso ao diferente sim, mas uma coisa é ser diferente acima e outra sê-lo de abaixo.
Há esquerda como alternativa à direita, mas uma coisa é ser de esquerda acima e algo completamente diferente (e oposto, acrescentamos nós) sê-lo de abaixo.
Ponham vocês sua identidade neste parâmetro que assinalamos e verão isto que lhes dissemos.
A identidade mais traiçoeira, em alta cada vez que o Estado moderno entra em crise, é a de “cidadania”.
Não tem nada em comum e sim tudo de oposto e contraditório o “cidadão” de acima e o “cidadão” de abaixo.
As diferenças são perseguidas, segregadas, ignoradas, depreciadas, reprimidas, despojadas e exploradas, sim.
Mas nós, vemos uma diferença maior que atravessa estas diferenças: o acima e o abaixo, os que possuem e os que não possuem.
E vemos que essa grande diferença tem algo de substancial: o acima está acima sobre o de baixo; o que tem possui porque despoja os que não tem.
Sempre segundo nós, isto de acima e abaixo determina nossos olhares, nossas palavras, nossos ouvidos, nossos passos, nossas dores e nossas lutas.
Talvez haja outra oportunidade para explicar mais de nosso pensamento sobre isto. Por ora só diremos que olhares, palavras, ouvidos e passos de acima tendem à conservação desta divisão. Claro que isso não implica imobilidade. O conservadorismo parece estar muito distante de um sistema que descobre mais e melhores formas de impor as 4 feridas que o mundo de abaixo padece. Porém estas “modernizações” ou “progressos” não tem outro objetivo que conservar acima os de acima da única forma em que é possível, quer dizer, sobre os de abaixo.
O olhar, a palavra, o ouvir e os passos de abaixo, segundo nós, são determinados pelo questionamento: Por quê assim? Por quê el@s? Por quê nós?
Paraimpor respostas a estas perguntas, ou para evitar que as façamos, se tem construído catedrais gigantescas de idéias, algumas mais ou menos elaboradas, a maioria das vezes tão grotescas que não só se admira que alguém as tenha elaborado e alguém nelas acredite, também que se tem construído universidades e centros de estudos e análises sustentados nelas.
Mas sempre aparece um estraga-prazeres que arruina os sucessivos festejos de culminação da história.
E ess@ desgraçad@ responde a estas perguntas com outra: “Poderia ser de outra forma?”
Esta pergunta talvez possa ser a que detona a rebeldia em sua acepção mais ampla. E pode sê-la porque há um “não” que a pariu: não tem por por que ser assim.
Desculpem se este confuso rodeio os irritou. Atribuam-o vocês ao nosso modo, ou a nossos usos e costumes.
O que queremos dizer, companheiras, companheiros, compañeroas, é que o que nos convocou na Sexta foi este “não” rebelde, hereje, grosseiro, irreverente, molesto, incomodo.
Chegamos aqui porque nossas realidades, nossas histórias, nossas rebeldias nos levaram a esse “não tem por por que ser assim”.
Isso e que, intuitivamente ou elaboradamente, temos respondido “sim” à pergunta “Poderia ser de outra forma?”

Falta responder às perguntas que se atropelam depois desse “sim”.

Como é essa outra maneira, esse outro mundo, essa outra sociedade que imaginamos, que queremos, que necessitamos?

O que é preciso fazer?
Com quem?
Teremos que buscar as respostas a estas perguntas se não as temos. E se as temos, devemos dar a conhecer entre nós.
-*-
Neste novo passo, porém no mesmo caminho da Sexta Declaração da Selva Lacandona, como zapatistas que somos trataremos de aplicar algo do que aprendemos nestes 7 anos e faremos mudanças no ritmo e na velocidade do passo, sim, mas também em companhia.
Sabem vocês, um dos muitos e grandes defeito que temos as zapatistas, os zapatistas, é a memória. Recordamos quem esteve, quando e onde, que disse, que fez, que calou, que desfez, que escreveu, que apagou. Recordamos  os calendários e as geografias.
Que não nos interprete mal. Não julgamos ninguém, cada qual constrói como pode sua desculpa para o que faz e desfaz. O avanço teimoso da história dirá se foi um acerto oou um erro.
De nossa parte, os temos visto, os temos escutado, com tod@s temos aprendido.
Já vimos quais foram os que só se aproximaram paratirar proveito político próprio da Outra Campanha, quem vai brincando de uma mobilização a outra, seduzidos pelas massas, e dissimulando assim sua incapacidade de construir algo por si mesmos. Um dia são anti eleições, outro dia despontam suas bandeiras na mobilização da moda; um dia são professores, em outro estudantes; um dia são indigenistas, em outro se aliam com latifundiários e paramilitares. Clamam pelo fogo justiceiro das massas, e desaparecem quando chegam os jatos d’água dos tanques anti-motins.
Não voltaremos a caminhar junto com eles.
Já vimos quais são os que aparecem quando há palanques, discursos, boa imprensa, atenção, e desaparecem na hora do trabalho sem visibilidade porém necessário, como a maioria dos que aqui escutam ou lêem esta carta sabem. Todo este tempo, nosso olhar e nosso escutar não foram para aqueles que estavam acima dos placos, e sim para os que o levantaram, os que fizeram a comida, varreram, cuidaram, dirigiram, manejaram, volantearam, como se diz por aí. Também vimos e escutamos aqueles que subiram em cima dos demais.
Não voltaremos a caminhar junto com eles.
Já vimos quem são os profissionais das assembleias, suas técnicas e táticas para destruir as reuniões de modo que só eles, e aqueles que os seguem, ficam para aprovar suas propostas. Distribuem derrotas por onde aparecem dirigindo as mesas moderadoras, se opondo aos “yuppies” e “pequeno burgueses” que não entendem que na ordem do dia se joga o futuro da revolução mundial Os que vem mal qualquer movimento que não termine em uma assembleia conduzida por el@s.
Não voltaremos a caminhar junto com eles.
Já vimos quais são os que se apresentam como lutadores pela liberdade dos presos e presas nos eventos e campanhas, mas que nos demandaram abandonar os presos de Atenco e continuar o percurso da Outra Campanha porque já possuíam sua estratégia e seus eventos programados.
Não voltaremos a caminhar junto com eles.
-*-
A Sexta é uma convocatória. Convocar não é unir. Não pretendemos unir sob uma direção, nem zapatista nem de qualquer outra filiação. Não buscamos cooptar, recrutar, suplantar, aparentar, simular, enganar, dirigir, subordinar, usar. O destino é o mesmo, mas a diferença, a heterogeneidade, a autonomia dos modos de caminhar, são a riqueza da Sexta, são sua força. Oferecemos e ofereceremos respeito, e demandamos e demandaremos respeito. À Sexta se adere sem mais requisitos que o “não” que nos convoca e o compromisso de construir o “sim” necessário.
-*-
Compañeroas, companheiros, companheiras:
Por parte do EZLN lhes dizemos:
1.- Para o EZLN já não haverá uma Outra Campanha nacional e uma Sexta Internacional. A partir de agora caminharemos junto àqueles que convidamos e nos aceitam como compas, o mesmo que na costa de Chiapas e que a da Nova Zelandia.
Assim que o território do nosso acionar está agora claramente delimitado: o planeta chamado “Terra”, localizado no chamado Sistema Solar.
Seremos agora o que somos de fato: “A Sexta”.
2.- Para o EZLN, ser da Sexta não requer afiliação, cota, inscrição em lista, original e/ou cópia de uma identificação oficial, comprovante de renda, estar no lugar do juíz, ou do jurado, ou o acusado, ou o verdugo.  Não há bandeiras. Há compromissos e consequências destes compromissos. Nos convocam os “não”, nos move a construção dos “sim”.
2.- Quem, com o ressurgimento do EZLN, esperam uma nova temporada de palanques e grandes concentrações, e as massas juntando-se ao porvir, e os equivalentes aos assaltos ao palácio de inverno, se desiludirão. É melhor que partam de uma vez.  Não percam tempo, e não nos façam perder tempo. A caminhada da Sexta é longa, não para anões de pensamento. Para ações “históricas” e “conjunturais” há outros espaços onde seguramente encontrarão acômodo.  Nós não queremos apenas trocar de governo, queremos trocar de mundo.
3.- Ratificamos que como EZLN não nos aliaremos a nenhum movimento eleitoral no México. Nossa concepção tem sido clara sobre isto na Sexta e não há variação. Entendemos que haja quem pense que é possível transformar as coisas desde cima sem converter-se em mais um deles. Oxalá as desilusões consecutivas não os levem a converter-se nisso que lutam contra.
4.- Nossa palavra que lhes proponha iniciativas organzativas, políticas e de difusão será EXCLUSIVA para aqueles que nos requiram e aceitemos, e enviadas pelo e-mail da página eletrônica aos endereços que temos. Também aparecerão na página do Enlace Zapatista, mas só poderá acessar seu conteúdo completo por meio de uma senha que irá mudando continuamente. Essa senha a faremos chegar de algum modo, porém será fácil de deduzir para quem lê com atenção o que se vê e para quem aprendeu a decifrar os sentimentos que se fazem letras em nossa palavra.
Cada individu@, grupo, coletivo, organização ou como se chame, tem o direito  a liberdade de passar-lhe essa informação a quem creia conveniente. Tod@s @s aderentes à Sexta terão o poder de abrir a janela de nossa palavra e de nossa realidade a quem desejem. A janela, não a porta.
5.-  O EZLN lhes pede paciência para ir dando a conhecer as iniciativas que, durante 7 anos, temos amadurecido, e cujo principal objetivo será que estejam em contato com as bases de apoio zapatistas na forma que, em minha humilde opinião e larga experiência, é a melhor: como alunos.
6.- Por enquanto somente lhes adiantamos que quem possa e queira, e que seja convidado expressamente pela Sexta-EZLN, vá juntando o varo, o dinheiro, o money ou como se diga a moeda de câmbio em cada parte do planeta, para estar em possibilidades de viajar a terras zapatistas em datas necessárias. Mas depois lhes diremos mais detalhes.
Para terminar esta carta  (que, como é evidente, tem a desvantagem de não possuir um vídeo ou uma  música que a acompanhe e complete em sua versão lida), queremos mandar o  melhor de nossos abraços (e só temos um) aos homens, mulheres, crianças  e anciões, grupos, organizações, movimentos, ou como cada qual se nomeie, que em todo o tempo não nos afastaram de seus corações, e resistiram e apoiaram como companheiras, companheiros e “compañeroas” que somos.
Compas:
Somos a Sexta.
Nos vai custar muito.
Não serão menores nossas dores ao nos abrirmos para aqueles que sofrem em todo o mundo. O caminho será mais tortuoso.
Batalharemos.
Resistiremos.
Lutaremos.
Morreremos talvez.
Porém uma, dez, cem, mil vezes, sempre venceremos sempre.
Pelo Comitê Clandestino Revolucionário Indígena – Comando Geral do Exército Zapatista de Libertação Nacional.
A Sexta – EZLN
Subcomandante Insurgente Marcos.
Chiapas, México, Planeta Terra.
Janeiro de 2013.
P.S.- Por exemplo, a senha para ver este escrito na página é, como é evidente, “marichiweu“, assim, com aspas e começando à esquerda.

Posted under: Sem categoria

Comments are closed.